FENDEL tecnologia
Thomas Renatus Fendel ME FI
Rua 7 de setembro 167 - CEP 83.880-000 - Rio Negro - PR - Brasil
Fone/Fax: [55] (47) 3642-8224    Cel: [55] (47) 9986-2783
www.fendel.com.br                e-mail: thomas@fendel.com.br

OPINIÕES E COMENTÁRIOS

MARÇO 2005

SEQÜESTRO DE CARBONO
-----Mensagem original-----
De: Fendel [mailto:thomas@fendel.com.br]
Enviada em: quinta-feira, 24 de março de 2005 11:14
Para: Requião
Cc: Bioenergia; FSC; solidariosbrasil; TSP; Katavento
Assunto: RES: Seqüestro de carbono

Exmo. Sr. Governador do nosso Paraná Requião:

Envio-lhe esta carta eletrônica porque:

- Percebo que o Sr. tem opiniões próprias, coisa em extinção.
- A causa energética está um caos, e necessita de intervenções corajosas.

Assim, gostaria que seu assessor de correspondência lhe faça chegar em mãos este documento, para que juntos façamos em Rio Negro - Paraná o centro mundial e exemplar da energia sustentável, com uma lei para injetar qualquer fração de kW nas redes elétricas e inclusive com a 1a. escola mundial da Bioenergia. O prédio para tal já temos. Venha vistoriar as dependências do antigo seminário, em nosso parque ecológico.

Certos de vossa compreensão e apoio, permanecemos mui gratos.
Eng. Thomas Renatus Fendel
www.fendel.com.br
(Divulgação autorizada e desejável)
"Democracia? Onde? Só conheço a cleptocracia" - Fendel


Meus caros Vitamina, Alessandro, Werner, Garcia e demais bioentusiastas:

Desculpem a resposta coletiva, é que desejo facilitar o serviço do pessoalzinho que deleta sem ler.

Que ótima pergunta a tua Vitamina: "Bioenergia, é carbono seqüestrante ou seqüestrado?"
Resposta: É os 2, ou seja, depende do referencial temporal.

Assim, meu caro Vitamina, mesmo o teu fóssil petróleo, é basicamente constituído de carbono atmosférico e de hidrogênio aquático seqüestrado a bilhões de anos, pois a origem dos combustíveis fósseis são os vegetais e animais pré-históricos que habitavam a superfície terrestre e as bacias aquáticas.

Eis a grande diferença, a grande vantagem das fantásticas bioenergias atmosfera limpantes, que fazem este seqüestro agora.
Desta realidade se conclui, que na era jurássica havia muito mais gás carbônico no ar do que agora, e que naquela época este excesso de carbono atmosférico era necessário para aquele equilíbrio, muito diferente do equilíbrio de hoje, com muito menos carbono atmosférico.

Claro que quando utilizamos álcool ou óleo vegetal, este carbono, hidrogênio e traços de oxigênio se encontram seqüestrados, e serão devolvidos à atmosfera após a combustão e conseqüente liberação de energia.
No caso o oxigênio presente nas bioenergias apenas atrapalha, e é por isso que o álcool e o óleo vegetal apresentam um poder calorífico menor que seus pares fósseis. Assim o maravilhoso álcool é muito mais prejudicado, pois sua molécula é bem menor, e seu átomo de inerte oxigênio tem influência bem maior.

Acontece que temos que olhar não apenas os produtos da combustão, e sim a sua origem e o tempo.
É esse o pecado original, capital e letal do bobo, inconseqüente e ainda idolatrado hidrogênio.
É infantil não considerar a fonte, a produção, a armazenagem, o perigo, o manuseio, os custos, a matéria prima, a autonomia, a praticidade, a simplicidade, a geração de empregos, o preço, a ausência de subsídios, a realidade, etc.
Assim, é ridículo e hipócrita resumir o blablablá às emissões, enquanto se empurra todo o resto com a imunda barriga, na esperança de um falacioso e esotérico milagre, com suposições do tipo: um dia, se, quando, etc.
E pior, esta lengalenga de hidrogênio é baseada em energia elétrica barata. Nunca isso será possível. Sempre os custos de produção serão maiores, até porque é necessário atribuir valor à vida. E obviamente temos que acabar com a sacanagem dos imorais subsídios aos eletrointensivos, que recebem energia elétrica com descontos criminosos e apadrinhados de 85%.

A lógica real do "seqüestrante" é a seguinte: Se consumimos álcool ou óleos vegetais, suas plantas tem que ser plantadas. Quando as plantas crescem, elas absorvem CO2 atmosférico. Sempre se queima apenas uma parte dos vegetais. Então, o carbono do farelo de soja tem que ser creditado às vacas ou às galinhas, e não aos veículos. Assim, sempre os correspondentes vegetais seqüestram mais carbono do ar, do que o devolvido pelos motores. Sempre. Portanto, se vc consome as magníficas bioenergias, vc está provocando o seqüestro de maior quantidade de carbono em alguma chácara ou sítio produtor de bioenergias, do que o carbono que vc está emitindo. Esse raciocínio e realidade global precisa ser compreendida e divulgada.
Isso é real, isso não é negociata, não é crendice e não é propaganda enganosa, como o são as estorinhas do bobo hidrogênio e do estúpido e inócuo mercado de carbono do tratado de Kioto.

Alessandro meu caro, se não há nada de novo no que afirmo; se naturalmente a natureza é muito velha, então está na hora de agirmos diferente. Está na hora de acordar, de bater na mesa e de viver condignamente.
Que mal há em fazer propaganda do negócio em que vc realmente acredita? E que é a única solução para perpetuar a nossa suicida e ignorante civilização?

Mas, por favor, não se preocupe tanto com meu sucesso financeiro não, até hoje meus investimentos energéticos só me trouxeram vultosas despesas, um câncer linfático e uma úlcera no duodeno. E por enquanto minhas empolgadas palestras ainda são gratuitas, a maioria às minhas expensas.
A causa é tão enorme, que tem pra todo mundo. Aliás penso que vc poderia tentar enxergar que minhas atitudes são "pé no chão", exatamente o contrário do serviço prestado pelas instituições criadas para tal, com seus laureados especialistas, que deveriam utilizar o seu status e influência para mudar nossas hipócritas e vassalas leis, como vc mesmo reconhece, e que eu, como simples mortal ignorante das lidas e artimanhas humanas, não sei e não consigo modificar.

Quanto aos resíduos das fantásticas bioenergias, todos eles são insumos, o que torna sua utilização contínua e perene.

Sobre Cristo, como ateu, estou convicto que a valoração da biomassa é muito mais benéfica e verdadeira do que as estorinhas bíblicas e afins.

Werner, meu quase visinho, tenho que me esforçar em deixar meus textos acessíveis ao máximo de leigos, e assim me vejo obrigado a não entrar muito em detalhes técnicos, e em manter a linguagem infantil.
Assim, é importante divulgar a fotossíntese como comedora de gás carbônico, bebedora de água, peidadora de puro oxigênio e como engordadora dos vegetais em crescimento; além de supridora de alimentos para todos os animais.

Achei ótima tua observação sobre a fixação do carbono no solo, o que contribui para o seqüestro mais prolongado do carbono.

Quanto à confusão da palavra "bioenergia", infelizmente ela é empregada também com esta etimologia no Alemão, Italiano, Inglês, etc e portanto fica difícil mudar. A mesma confusão ocorre no Biodiesel, que todos confundem com o fabuloso óleo vegetal, que queima ao natural em motores adaptados ou específicos, de forma mais econômica e menos dependente de oligopólios do que o Biodiesel.
Aliás não consigo entender como as grandes indústrias investem pesado no escroque hidrogênio, e nada fazem em relação ao extraordinário óleo vegetal. Na Alemanha, os 20 e tantos mil veículos convertidos para puro óleo vegetal, são convertidos em inúmeros fundos de quintal. Donde concluo que os dirigentes destes conglomerados transnacionais, ou são muito idiotas, ou são muito canalhas.

Em relação a Biobrás, ANB, Eletrobrás e outros cabides insustentáveis e decadentes, falta-nos meia dúzia de patriotas do naipe do desprezado Professor e físico nuclear Bautista Vidal, para por ordem nestas casas das mães Joanas, e desmascarar a eminente escassês de combustíveis fósseis, provocado pelo consumo crescente em descompasso com a agonizante produção. Tanto é que as grandes irmãs como a Shell, tiveram que reduzir drasticamente suas reservas estimadas, com queda proporcional de suas ações.

Também concordo contigo que as bioenergias, alimentos e biomatérias-primas devam ser produzidas preferencialmente em agroflorestas mistas.

O endereço está na página. Meu fundo de quintal se confunde com minha casa, laboratório, escritório, campo de provas...

Garcia, o processo de gaseificar biomassa é muito simples. Basta "queimar" a madeira, ou os resíduos, ou o carvão vegetal com "falta" de ar. Assim, o gás carbônico (CO2) passa pelo carbono incandescente e se reduz a monóxido de carbono (CO), que é basicamente o combustível que vai para o motor.
Este gás de gasogênio também era conhecido como gás pobre, porque entra nitrogênio do ar no reator (forno) e assim cai a potência do motor, em aprox. 40%. Mas isso não é problema. Pode-se recuperar boa parte desta potência com uma taxa de compressão maior, aliado a um turbocompressor.

No livro grátis: "Brasil até quando?" na página www.fendel.com.br tem uma fotografia do saudoso Dodjão a lenha.

Um de meus projetos que ainda vou fazer, é desenvolver um gasogênio a briquete de carvão vegetal. Claro que o carvão será produzido numa retorta contínua com aproveitamentos dos gases condensáveis e não condensáveis, que no mínimo são valiosa bioenergia normalmente desperdiçada, gases estes que deverão acionar um cogerador. Para isso necessito regularizar a ENEREDE, minha luta inglória de mais de 20 anos.

Assim, estes briquetes limpos e de puro carbono, evitam a formação de alcatrão no gasogênio, o que facilita e simplifica seu uso automotor. Pode-se inclusive adicionar um gotejador de água no gasogênio a carvão vegetal, e assim a água quando passa pelo carbono incandescente, se dissocia, e se associa ao próprio carbono resultando em H2 e CO, melhorando o desempenho.

Tenho também um amigo alemão, que desenvolveu um gaseificador de biomassa pulverizada, que pretendo visitar agora em abril, na expedição sobre bioenergias.

Portanto, meu caro Garcia, quero reenfatizar que as Bioenergias são a única saída. São a real salvação da nossa pseudocivilização, e que ainda não consegui liberar minha Suprema 100% a óleo de soja, retida no Detran de Vacaria - RS.

Atmosfera limpantes Bioabraços, e agradeço todas as importantes e incentivadoras manifestações de apoio à causa vital.
Eng. Thomas Renatus Fendel
www.fendel.com.br
(Divulgação autorizada e desejável)
"Cada vez que tomamos um copo de água fresca, esta parece nova para nós. Porém não é água nova. Esta água vem sendo reciclada infinitas vezes, antes mesmo dos primórdios da vida no universo." - Humberto


-----Mensagem original-----
De: XXX @petrobras.com.br
Enviada em: terça-feira, 22 de março de 2005 10:44
Para: Fendel
Assunto: Re: ENC: Seqüestro de carbono

Eu não entendi. Pelo que voce disse é carbono "seqüestrado" e não"seqüestrante". By the way, após ler o artigo, dei uma navegada e mandei um e-mail a um amigo da Índia, que já me respondeu e vai ver se acha a semente desta Moringa Oleífera.
abçs,
Vitamina


-----Mensagem original-----
De: arlocati [mailto:arlocati@sel.eesc.sc.usp.br]
Enviada em: segunda-feira, 31 de janeiro de 2005 18:28
Para: tudosobreplantas@yahoogrupos.com.br
Assunto: Re: [TSP] Seqüestro de carbono

Olá, Fendel.
Tudo bem, os dados técnicos hoje em dia já são bem sabidos, está tudo errado com a humanidade - nisso também não há nada de novo, basta olhar em volta de si mesmo -, os políticos estão somente interessados em seus montantes... a mídia em seus recursos covardes. Mas... e aí? Parece que é bem convincente em seu discurso, entretanto, o que poderá ser feito de imediato para o benefício da humanidade e, qual será o preço desta sua saída dita milagrosa? Sim, pois, perdoe-me, mas é muita ingenuidade acreditar que é possível trocar toda forma de energia conhecida pelas "bioenergias" mencionadas em sua mensagem. Afinal, como na digestão dos seres vivos, sempre haverá resíduos a serem considerados. Ou não? Isto está me parecendo uma lavagem cerebral universitária, onde, de um lado está um grupo de intelectuais querendo vender um produto típico de um futuro prêmio Nobel, e do outro uma sociedade besta - como você mesmo diz -, acreditando que é possível acabar com a guerra pelo imundo fóssil e com a poluição do planeta - já que as dífíceis batalhas travadas em Kioto também poderão ser colocadas de lado -, ou seja, me parece que o sequestro de carbono concorrerá com a importância da vinda de Cristo para a mesma humanidade aflita e enganada.
Doravante, depois desta sua explanação, com toda sinceridade, estarei torcendo pelo sucesso esperado de sua "bioernergia", mas antes, estarei mais preocupado com o curso de seu carro movido a cavacos secos de serraria e com a educação que essa mesma sociedade hipócrita terá que receber para digerir suas expectativas.
Desculpe, mas utilizar esses "chavões" para elucidar uma questão tão séria e apresentar resultados tão absolutos, me cheira "marketing" destilado e falta de pés no chão.
Um abraço e sucesso em seus trabalhos,
Alessandro.


-----Mensagem original-----
De: Werner [mailto:werner@epagri.rct-sc.br]
Enviada em: terça-feira, 22 de março de 2005 15:52
Para: tudosobreplantas@yahoogrupos.com.br
Assunto: Re: [TSP] Seqüestro de carbono

Prezado Fendel,

Me permita um esclarecimento sobre a frase que Você citou : "A fotossíntese é a origem e a evolução da própria vida. A fotossíntese é a transferência da energia solar para os vegetais, que para crescer, comem CO2, bebem H20 e liberam O2." Talvez o correto seria dizer que as plantas "bebem" hidrogênio (da água, e é este H+ que é aproveitado para fixar o CO2) e liberam oxigênio (também da água), através de uma etapa inicial da fotossíntese que é a fotólise da água. Através da respiração celular também haverá formação de O2 mas esta fonte deve ser irrisória perto do que é liberado pela fotólise.

E a base da vida, a fotossíntese, é o grande processo biológico que na minha opinião não está sendo devidamente equacionado quando se fazem análises holísticas sobre o futuro próximo do planeta. Enquanto se fala sobre o seqüestro de carbono, para minimizar o efeito estufa, pouco se fala sobre outro efeito: a perda de eficiência dos processos fotossintéticos. Em suma, se tivermos menos plantas (ou plantas menos eficientes) em terra e menos algas na superfície do mar vamos ter menos O2 no ar do planeta, certo? E o que será que vai acontecer nestas condições (por exemplo: se ao longo das próximas décadas o desmatamento e poluição do mar reduzirem em 5% o teor de O2 na nossa atmosfera)? A velocidade de adaptação das espécies animais vai acompanhar esta mudança? Duvido!

Você escreveu que "a crise de energias precede todas as outras, precede a do clima, a da água, etc." , concordo num contexto histórico, pois foi pela falta de lenha na fria Europa (que dizimou suas florestas em mil anos), que houve a expansão colonizadora para os novos continentes e hoje estamos aqui. Mas numa análise futurística a médio prazo, creio que a crise vai ser biológica mesmo. As espécies animais não vão se adaptar tão rapidamente. E se esquentar vai ser bom pros "temperados" e ruim para os "tropicais" e se gelar a situação se inverte. Enfim, os transportes evoluíram e poderão resolver a questão dos humanos. Mas somos um todo! É nossa responsabilidade cuidar da Vida, é nossa responsabilidade incrementar a Vida.

Por fim um apelo. Quando falares em bioenergias, associe à produção destas à formas ecológicas de produção, pois estas vão fixar CO2 no solo de suas lavouras (através do húmus, da palha), o que será importante para o planeta. As bioenergias serão queimadas e voltarão para a atmosfera. Manter as florestas também é muito importante, neste contexto de "cuidar do planeta", talvez mais do que as hidrelétricas que inundam extensas áreas. Aliás, as pesquisas sugerem que, por unidade de área, o Cerrado fixa mais CO2 do que a Floresta Amazônica.

Tenho uma outra compreensão do que venha a ser "bioenergias" (termo já consolidado quando o assunto são as energias sutís dos organismos vivos), para não causar confusão o certo não seria chamar de "biocombustíveis" ? O que Você acha?

A Monsanto está comprando as indústrias de sementes e moageiras, acho que vão produzir biocombustíveis também. Logo vão comprar nossas Usinas de cana. Enquanto o poder público estadounidense domina o petróleo, porque pode comandar as forças "bem" armadas, o setor privado se adona dos alimentos e biocombustíveis. Eles vão produzir para eles. Então, pra salvar nossa pele, temos que desenvolver tecnologias de uso local (alimentos e biocombustíveis). Esqueça a Biobrás, se bobear eles a compram também.

(David Hathaway, já parou de fumar? Se estiver lendo isto, por favor me diga se por acaso Você sabe se nos contratos de compra das indústrias de sementes a Monsanto proibe que os vendedores usem o dinheiro para montar outras empresas de sementes?)

Parabéns pelo seu site Fendel ! Gostei. Gostaria que me enviasse o seu endereço para lhe enviar uma correspondência. Obrigado por sua tão importante contribuição ao planeta e um grande abraço.

Hernandes Werner
"Agroecologia para todos"
Rio do Sul - SC


-----Mensagem original-----
De: Antonio Garcia [mailto:antonio.g.fernandes@gmail.com]
Enviada em: quinta-feira, 24 de março de 2005 09:38
Para: tudosobreplantas@yahoogrupos.com.br
Assunto: Re: [TSP] Seqüestro de carbono

Por favor, fale mais sobre o seu "Dodge Dart a cavacos secos de serraria".
Obrigado.
Antonio Garcia
Niterói,RJ.

-----Mensagem original-----
De: Fendel [mailto:thomas@fendel.com.br]
Enviada em: segunda-feira, 21 de março de 2005 21:31
Para: imprensa, políticos e listas
Assunto: Seqüestro de carbono

Meu caro Guilherme

Obrigado pela pergunta sobre o seqüestro de carbono das bioenergias.A gente é erroneamente induzido a pensar que as plantas crescem devido à terra ou adubos. É claro que elas necessitam destes nutrientes, mas comparativamente, estes nutrientes essenciais são mínimos, ridículos. O grande volume, a grande massa de qualquer vegetal, ou seja 98% da matéria é seqüestrada do ar em forma de CO2 e da terra em forma de água, transformando-se em oxicarbohidratos, celuloses, glicoses, sacaroses, vitaminas, lipídios e etc.
Na Nicarágua, meu amigo Nikolaus Foidl, que para minha felicidade é também meu assíduo leitor, há mais de 8 anos pesquisa intensamente a planta: (Moringa oleifera Lam.)
Alguns de seus resultados (num artigo velho de 2000 em Inglês) constam em:
http://www.echotech.org/network/modules.php?name=News&file=article&sid=194
Para vc ter uma idéia, com essa Moringa Oleifera se pode produzir 30.000 litros de álcool, e mais 8.000 litros de óleos e gorduras vegetais por ano e por ha. Suas proteinas são 20 vezes mais elevadas do que as da soja, afora vitaminas, e etc, etc, etc...

E tudo isso, meu caro Guilherme, é nada mais, nada menos que puro seqüestro de carbono, de oxigênio e de hidrogênio, aéreo e aquático. Afora que ao mesmo tempo em que os vegetais retiram e fixam seus átomas do gás carbônico (CO2) atmosférico e da água (H2O) em sua massa de crescimento, devolvem também puro oxigênio (O2) para a atmosfera.
A viva vida na natureza é tão espetacular, que transforma a sujeira do ar (CO2) em comida, energia e matéria prima, a bilhões de anos, para triilhões de seres vivos.

Através das maravilhosas bioenergias, podemos reverter 200 anos de emporcalhamento fóssil de nossa atmosfera. A fotossíntese é a origem e a evolução da própria vida. A fotossíntese é a transferência da energia solar para os vegetais, que para crescer, comem
CO2, bebem H20 e liberam O2.

Precisamos enxergar carbono, oxigênio e hidrogênio seqüestrado do ar e da água, em qualquer lasca de pau, em qualquer trapo de pano, em qualquer pedaço de papel, em qualquer gota de óleo vegetal ou álcool, em qualquer perfume de flor, em qualquer grão de arroz ou feijão, em qualquer peça de carne de vaca, em qualquer osso de pernilongo, em qualquer fécula da batata e em qualquer gaveta de madeira.

A abobalhante e vassala mídia necessita louvar a vida real. Chega de estorinhas e ilusão suína.

Falta-nos essa simples e essencial visão. Falta-nos tornar pública esta ululante e fenomenal realidade. Certamente nenhum ser humano, ciente desta qualidade atmosfera limpante
vegetal, tornará a comprar e usar imundos fósseis.

É essa conciência que vai promover o progresso sustentável de nossa hipócrita civilização.
Chega de exportações maciças sem valor comercial.
Chega de migalhas e negociatas a la Kioto.
Chega de guerras criminosas e imorais como a do Iraque.
Não podemos perder a chance de impor nosso real valor mundial.

E perceba, meu caro Guilherme, a crise de energias precede todas as outras, precede a do clima, a da água, etc. A era fóssil está com os minutos contados, a produção mundial já é menor que o consumo, ainda bem. Assim, já passou a hora, necessitamos cantar de galo, endeusar nosso seio fértil e suculento da mãe terra tropical, criar nossas galinhas vegetais
poedeiras dos ovos de ouro, e assassinar os fétidos, retrógrados e porcos gambás fossilizados.
Urge rebatizar a Petrobrás para Biobrás, a ANP para ANB, modernizando seus agonizantes estatutos e doentias atitudes.

Meu caro Guilherme, a coisa vegetal é tão grandiosa, e ao mesmo tempo é imensamente ignorada pelos ignorantes humanos. Perceba que numa ripa de cerca de madeira tem mais energia, e energia muito mais fácil de ser manuseada e convertida, do que num tanque de bobo hidrogênio de volume equivalente. É só fazer as continhas. Qualquer vestibulando deveria ser capaz de fazê-las.
Falta-nos a escola da biomassa, da bioenergia, da vida. Chega de investir e de se iludir com coisa imunda e ultrapassada.
Em Rio Negro -PR, onde vivo, existia uma fábrica de gasogênios, nos idos da segunda guerra mundial. Os carros então andavam com lenha picada. É verdade. Eu mesmo fiz homéricas viagens como estudante, em meu Dodge Dart a cavacos secos de serraria, a 25
anos passados.

Note que nossa tecnologia dos fornos de carvão vegetal tem mais de 1000 anos, com baixa eficiência e continuamos jogando fora sua fumaça energética, composta de gases no mínimo combustíveis.

Olhe em volta, qualquer formoso vegetal, é no mínimo energia solar concentrada, em forma de oxicarbohidratos.

Na atual conjuntura falaciosa e de fachada em que vivemos, não conseguimos homologar aqui veículos a óleo vegetal e nem vender preciosos quilowatts de energia elétrica das microusinas clandestinas, uma delas funcionando há 13 anos ininterruptos.
Que culpa têm as invejadas hidroelétricas na devastação dos rios? Na redução de suas águas? No assoreamento?
Resposta: Nenhuma.
Isso tudo é uma pouca vergonha, nacional. Preferem criar incentivos e favores com corruptas cartas marcadas como o Proinfa, ao invés de valorizar o livre mercado.

Nossos engravatados, ao invés de fazerem e aprovarem leis em benefício do povo, cuidam apenas dos bolsos próprios, e dos bolsos das abastadas hierarquias.

Falo e denuncio as absurdas questões energéticas, assunto que domino. E tento imaginar o tamanho da sacanagem em todas as outras questões como: transgênicos, remédios, agrotóxicos, religiões, escolas, comércio, juros, eleições, bancos, loterias, esportes, mídias, etc.

Eta mundinho bêsta esse nosso, que ainda acredita cegamente que hidrogênio é limpo e que é energia...

Atmosfera limpantes e aborrecidos bioabraços

Eng. Thomas Renatus Fendel
www.fendel.com.br
(Divulgação autorizada e desejável)
"Democracia? Onde? Só conheço a cleptocracia" - Fendel


-----Mensagem original-----
De: Guilherme Bezerra [mailtoexota01@yahoo.com.br]
Enviada em: quinta-feira, 17 de março de 2005 19:30
Para: tudosobreplantas@yahoogrupos.com.br
Assunto: Re: [TSP] O fim da era dos combustíveis fósseis

Caro Fendel,
Primeiramente uma boa noite para você, depois queria lhe fazer uma pergunta. Sempre presto atenção nas suas mensagens sobre bioenegia porque é um assunto que me atrai muito. Mas quando vc fala nos carbonos sequestrantes sempre me surge uma dúvida... afinal, o que são os carbonos sequestrantes?

Janeiro/2005 Abril/2005